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Novas regras da ICANN para a validação dos contatos de e-mail de domínios gTLDs (genéricos)

A partir de janeiro 2014 a ICANN, Internet Corporation of Assigned Names and Numbers, introduziu novas regras para validar as informações de contacto - endereço de e-mail - para todos os proprietários de domínios genéricos como .com, .biz, .info, .mobi , .name, .net, .org, e para novos domínios (novas TLDs).

Estas regras devem aplicar-se a todos os novos registos, às mudanças de proprietário e à atualização do email do proprietário de domínios já registados.

 

Exemplo: Se registar o domínio www.oseudominio.com com o endereço de e-mail eu@meumail.pt, receberá, neste mesmo endereço, uma mensagem com um link para verificar se foi realmente quem registou o domínio. Clique no link: validar o e-mail.

Este processo serve para confirmar que o proprietário do domínio pode ser contactado através do endereço de e-mail indicado.

Se mais tarde registar mais domínios, associando-os ao mesmo e-mail eu@meumail.pt, já não vai necessitar de uma nova validação, dado que esse endereço será validado para sempre. Em todos os casos de novo registo de domínio, transferência, atualização de contacto é recomendado não alterar o e-mail e associá-lo a esse já validado.

ATENÇÃO: Se o processo de validação não for concluído, o domínio será suspenso 15 dias após o registo, transferência, ou atualização de contacto.

Em caso de suspensão, o domínio será reativado logo depois de ter validado o seu endereço de e-mail (clique no link fornecido na mensagem de e-mail para proceder à validação). Se já não tem essa a mensagem, pode solicitá-lo a partir da página de suspensão, o mesmo ser-lhe-á enviado.

Para mais informações sobre estas alterações na política ICANN RAA2013 e dados de proprietário, leia aqui.

Como funciona o processo de verificação de contacto?

O registo de um domínio, a alteração de proprietário e a alteração de endereço de e-mail do proprietário do domínio, irá desencadear o envio de uma mensagem de e-mail com um link. Para concluir o procedimento basta clicar no link, tal como indicado no texto do e-mail.

O que acontece se o processo de verificação não for concluído com êxito?

Se 15 dias após a receção do email para validação não clicou no link da mensagem, o domínio associado a esse endereço será suspenso.

O que significa a suspensão de domínio?

Se o email não for validado, teremos que suspender a propagação de registos de DNS, em nome da ICANN, o que torna o domínio e todos os serviços associados inacessíveis.

Se o seu domínio acabou por ser suspenso, vai figurar entre outros suspensos ou pendentes de validação, numa página de suspensão da sua Área de Cliente. No Whois também vão aparecer os seguintes DNS: VERIFICATION1.PLAINDNS.NET e VERIFICATION2.PLAINDNS.NET

Como reativar o domínio suspenso?

A partir do momento em que clicar no link do e-mail que recebeu, o seu domínio será novamente ativo. No entanto, uma vez que ocorre uma mudança de DNS, temos que esperar tempos de propagação técnicas, até que o site volte a estar on-line, que nunca será superior a 48 horas. Se perdeu a mensagem, clique no botão na página de suspensão do domínio, vai receber no seu e-mail uma nova mensagem com um novo link que pode clicar. Imediatamente esta validação reativa todos os domínios associados a esse endereço de e-mail.


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