Centro de Assistência Amen.pt

  1. Suporte
  2. Email
  3. Email Pessoal
  4. POP3 ou IMAP: o que devo escolher?

POP3 ou IMAP: o que devo escolher?

Quando efetua a configuração da sua conta de email AMEN num cliente de email de um computador ou outro dispositivo, terá de optar por uma configuração POP3 ou IMAP. Caso não saiba a diferença ou necessita de ajuda na escolha, estamos aqui para o esclarecer.
 
POP3
 
Uma configuração POP3 permite que a aplicação (cliente de email) em que configura a sua conta, descarregue todas as mensagens directamente do servidor para si própria. Apenas as mensagens recebidas (caixa de entrada) são descarregadas, ou seja, todo o conteúdo presente nos itens enviados, itens eliminados, rascunhos ou subpastas, não será guardado no programa. Caso pretenda manter uma cópia das mensagens em servidor, localize a respectiva opção no seu cliente de email para o manter o conteúdo acessível por webmail. Se esta última opção não estiver activa, todo o conteúdo descarregado ficará apenas acessível no computador ou dispositivo onde acedeu e será eliminado do servidor. Uma configuração útil para quem pretende criar arquivos locais de grande volume e procura libertar espaço em servidor.
 
IMAP
 
A configuração IMAP é a ideal para quem utiliza vários dispositivos para aceder à mesma conta de email (ex: PC, smartphone, tablet, etc). O protocolo IMAP, de facto, sincroniza todos os seus dispositivos com o webmail. Desta forma, todos as diretorias presentes no webmail (incluindo subpastas) e mensagens são acessíveis. Qualquer ação que efetue no seu cliente de email em IMAP afetará o webmail e vice-versa (ex: eliminar uma mensagem no cliente de email em IMAP irá eliminar a mensagem no servidor).
 
NOTA: caso tenha a conta configurada em vários dispositivos, tenha em atenção que uma configuração POP3 num dispositivo de uma conta configurada em IMAP em outro poderá fazer com que as mensagens sejam eliminadas e não fiquem acessíveis neste último.

Was this article helpful?

Entre em contato com nossos profissionais, terão todo o gosto em ajudar!