Os planos de alojamento com base em cPanel oferecem a possibilidade de acelerar o seu site ativando o serviço Varnish Cache. Este serviço mantém em memória o de HTML da página e entrega-a diretamente na Internet sem a necessidade de processar sempre o código PHP e executar consultas na base de dados. Desta forma, o tempo de resposta do site será muito mais rápida.
O serviço é totalmente suportado se usa o WordPress ou se desenvolver o seu próprio site. Não é garantido que funcione se usar PrestaShop Joomla!, Drupal ou outro tipo de software CMS.
A ativação do cache de serviço requer duas etapas:
- habilitar o cache, através da criação de um ficheiro
- instalar um plugin para limpar o cache
Habilitar o Varnish cache
Para habilitar o Varnish cache bastará simplesmente criar um ficheiro vazio com o nome "enable_varnish" no diretório que contém a página principal do site (DocumentRoot). Isto pode ser feito através do File Manager ou via FTP. Veja abaixo os passos para o criar via File Manager.
Passo 1 – Aceda ao Painel de Controlo do Alojamento, inserindo o seu Username e Password e clique em "Entrar"
Passo 2 – Clique sobre “File Manager” para entrar no aplicativo para a Administração de Ficheiros no seu espaço de Alojamento
Passo 3 – Uma vez dentro do Administrador de Ficheiros, selecione a partir da lista à esquerda o directório que contém os ficheiros do site para o qual quer habilitar o Varnish cache. Normalmente, no caso do alojamento com um único site, a directoria é “public_html”
Passo 4 – Clique sobre o menu para adicionar um novo ficheiro ao directório
Passo 5 – Especifique “enable_varnish” como o nome do ficheiro e clique em “Criar novo ficheiro” conforme mostrado abaixo
Passo 6 – Depois de concluído, o ficheiro está no arquivo. A partir deste momento o serviço Varnish cache está habilitado para o site
Configure o plugin que limpa a cache do WordPress
Quando se utiliza um serviço de cache é essencial instalar no WordPress um plugin para limpar a cache, para evitar que seja visualizado conteúdo desatualizado.
O plugin que neste momento faz melhor este trabalho é o
W3 Total Cache, um plugin muito grande e estruturado, o qual vamos usar apenas no recurso de cache. Apresentamos, a seguir a configuração do plugin para Varnish.
Passo 1 – Ao entrar na secção Plugins na barra lateral e clique em “Adicionar Novo”
Step 2 – Na página de pesquisa, procuramos o plugin “
W3 Total Cache”
Step 3 – Na página de resultados de pesquisa, clique em “instalar” na caixa correspondente ao
W3 Total Cache

Pass 4 – Quando a instalação estiver completa, clique em “Activar” para colocar em funcionamento o plugin instalado recentemente
Passo 5 – Para configurar o plugin, passe com o rato sobre a barra lateral “Performance”…
Step 6 – …e depois clique em “General settings”
Step 7 – Na página da lista de funções do W3 Total Cache, selecione o “Reverse Proxy” no menu superior

Step 8 – Configure o “Varnish” como mostrado na figura abaixo e faça “Salvar”