Centro de Assistência Amen.pt

Domínios

  • O meu site não aparece nos motores de pesquisa. Porquê?

    A AMEN não procede a qualquer registo em serviços externos pelo que, por forma a que o seu dominio seja apresentado nas pesquisas de motores de busca, sugerimos a verificação junto do mesmo de modo a verificar os procedimentos para registar o seu site na indexação nesse motor de busca.

  • O que é a Autoridade de Registo?

    A AR é um organismo Nacional ou Internacional responsável pelas regras e procedimentos de atribuição de nomes de domínio e da gestão de registos e dos nameserves primários dos vários TLD.

  • O que é um Domínio?

    Cada computador ligado à internet é identificado de uma forma única, através de um endereço IP, que é utilizado para as máquinas comunicarem entre si.

    Os endereços IP são perfeitamente apropriados para os computadores, mas não são facilmente memorizáveis e os utilizadores que trabalham em ambientes com um maior número de máquinas querem ser capazes de identificar as máquinas através de símbolos significativos.

    Foi neste contexto que surgiu o conceito de serviço de domínios para identificar os computadores de uma forma única e simples através de nomes.

    Um domínio é um nome que identifica uma pessoa ou uma organização na Internet.

    Por exemplo, o nosso domínio é "amen.pt".
    O domínio é composto por duas parte separadas por um ponto.

    A primeira parte é o nome em si, sendo que a segunda parte corresponde a uma sigla que indica uma Area Geográfica ou o tipo de actividade.

    Por exemplo: .pt está para Portugal, .it para Italia, .com para actividades comerciais, etc.

    Um endereço de internet, por padrão, junta normalmente o prefixo www (www: World Wide Web) ao domínio.
    No nosso caso www.amen.pt.

  • Quem pode registar um domínio?

    As regras para o registo variam dependendo do tipo de extensão do domínio que pretende registar. Em normas e regras poderá encontrar uma lista, dividida pelas diferentes extensões.

  • O que é um domínio com extensão .pt?

    Um domínio .pt é um domínio com uma extensão geografica portuguesa.

    .pt significa Portugal.

  • O que é DNS?

    DNS significa "Domain Name Service".

    É um sistema que permite transformar um nome de um dominio em um endereço IP numérico.

    Este IP numérico corresponde a uma máquina que, irá aceitar o pedido feito ao dominio e, apresentar uma pagina Web ou, outro qualquer serviço configurado.

  • O que significa Registrar?

    O Registrar é a Organização autorizada pelo Registry de intervir na base de dados dobre os TLD (ex..com, .net).

  • Durante o registo é-me pedido para inserir os dados para facturação (Billing-c), o proprietário e o Contacto Administrativo (Admin-c). Qual a diferença entre eles?

    Billing significa "responsável de facturação" e Billing-c (o Billing Contact) significa "contacto de facturação". Identifica a pessoa ou Entidade a quem é enviada a factura, quem faz o pagamento. O nosso Cliente quando é o Billing-c é identificado principalmente pelo código de utilizador (D (ex. XXXX-EURO) e a password que utiliza para aceder ao seu Painel de Controlo.

    Titular significa proprietário do domínio. Este é um campo muito importante para os Revendedores que compram o domínio para os seus próprios clientes, inserindo as informações do proprietário do domínio, por forma a que eles apareçam como Titulares do mesmo. Ao Revendedor não é recomendável introduzir os mesmos dados utilizados no Billing-c.

    Admin significa "Administrativo" e Admin-c significa "contacto administrativo" é o contacto que identifica a pessoa que gere o domínio. Esta é também uma área importante para os Revendedores que pretendam administrar o domínio para os seus clientes. Ao Revendedor não é recomendável introduzir os mesmos dados utilizados no Billing-c.

  • Como escolher o domínio para a minha actividade profissional?

    Escolher o seu próprio domínio não é simples e banal como pode parecer!

    Lembre-se que o seu domínio representa a sua identidade na rede, é o seu cartão de visita na web e, uma vez registado não poderá alterá-lo, tendo de adquirir um novo.

    Em geral, deverá registar nomes fáceis de lembrar e digitar na barra de navegação do seu navegador, nomes que consistem somente em letras, sem números e com um significado associado ao conteúdo do seu site ou sua empresa. Se a intenção é utilizar um domínio para o trabalho, deverá evitar nomes demasiado elaborados e optar por nome fáceis de memorizar.

    Se pretende utilizar uma caixa de correio associada ao domínio, é sem dúvida a melhor fórmula:

    email: nome@dominio.pt
    consequentemente o endereço do seu site será www.dominio.pt

    Algumas regras a seguir para o pedido de um domínio são:

    - somente podem ser utilizados caracteres alfanuméricos do alfabeto ingles e o hífen

    - o domínio não deve começar ou terminar com hifen, nem te-lo como 3º ou 4º caracteres

  • Quando escolher um domínio com várias extensões?

    Se desejar proteger o seu nome de domínio em países particulares ou em extensões internacionais, pode optar pelo registo de vários domínios em extensões diferentes, mantendo apenas a raiz do domínio.

    O mesmo se aplica no caso de o seu site ter uma forte presença em determinados países e que seja por isso do seu interesse colocar o site disponível de várias formas.

    Por exemplo: oseudomínio.com, oseudominio.pt.

    A AMEN pode ajudá-lo a proteger a sua marca online e gerir a sua carteira de domínios.
    Veja mais informações em:
    http://www.amen.pt/brandprotection/


Was this article helpful?